HOMENAGEM

Marechal do Ar Casimiro Montenegro é homenageado no Congresso Nacional

Neste ano é celebrado os 120 anos de nascimento do Patrono da Engenharia da Aeronáutica
Publicada em: 22/08/2024 17:56
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet

A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, nesta quinta-feira (22/08), de uma sessão solene no Congresso Nacional para celebrar os 120 anos do nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. O requerimento para a homenagem foi apresentado pelo Senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e pelo Deputado Danilo Forte (União-CE).

A solenidade, que aconteceu no Plenário do Senado Federal, em Brasília (DF), contou com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais convidados, além de representantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Academia Nacional de Engenharia e da Embraer.

A cerimônia foi coordenada pela Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (ASPAER), responsável pelas interações com o Poder Legislativo na atuação em temas estratégicos tanto na área administrativa quanto na operacional da FAB. 

"O Parlamento é uma amostra da sociedade, é a caixa de ressonância da sociedade. E quando a gente vê o Congresso Nacional homenageando um dos nossos heróis é motivo de muita alegria. A Casa do Povo está dando importância para temas de relevância da Força Aérea Brasileira", completou o Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli.

O homenageado foi definido pelos parlamentares como “uma figura de extrema importância na história da aviação e da engenharia no Brasil”.  

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou a importância de Casimiro Montenegro para a Força Aérea Brasileira e para o setor aeroespacial, merecedor da justa homenagem pelo Congresso Nacional.

"Estou convicto de que é dessa genuína sinergia de esforços, voltados ao bem da nação, que o nosso Brasil terá sempre como destino a prosperidade e o progresso. Ao Casimiro nos deixar esse indelével legado, no qual se alia a coragem à inovação, torna-se a sua existência, na história, um belo exemplo a inspirar as futuras gerações de brasileiros e brasileiras", declarou. 

A sessão solene contou também com a presença especial de Maria Anunciada Montenegro Salamone Nunes, sobrinha-neta de Casimiro Montenegro Filho, que expressou gratidão pela homenagem. "Me sinto muito feliz de estar homenageando a família, só tenho a agradecer pelo reconhecimento de todos", expressou.

Histórico

O Patrono da Engenharia da Aeronáutica, Casimiro Montenegro Filho, nasceu em 28 de outubro de 1904, em Fortaleza (CE). Ele foi o fundador do ITA e do DCTA, instituições que foram essenciais para o desenvolvimento da Embraer. Além disso, ele foi um pioneiro no Correio Aéreo Militar (CAM), que posteriormente se transformou no Correio Aéreo Nacional (CAN). 

À frente da primeira Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA), perseguiu uma estratégia definida pela trilogia “Ensino, Pesquisa e Indústria”. Com esse pensamento, nasceu o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1950. Nesse mesmo ano, foi dado início ao Curso de Engenharia Aeronáutica, em São José dos Campos (SP), local escolhido para implantar o Centro Técnico de Aeronáutica que, em 1969, transformou-se no Centro Técnico Aeroespacial (CTA). O ITA, juntamente com o CTA, foram fundamentais para o desenvolvimento da promissora Indústria Aeronáutica brasileira.

O CTA evoluiu para o atual Centro Técnico Aeroespacial, um dos pilares da pesquisa e desenvolvimento aeroespacial no Brasil. A visão de Casimiro Montenegro Filho continua viva, impulsionando o Brasil rumo ao futuro da aviação e do espaço. O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD) também foi uma criação vital, fomentando a inovação e o desenvolvimento de tecnologias avançadas. O IPD colocou o Brasil na vanguarda da tecnologia aeronáutica. 

Fotos: Sargento Mônica Rodrigues / CECOMSAER